Experiência Tóquio 2016 – Viagem com alunos ao Japão

Dos dias 6 a 12 de setembro foi realizado o primeiro Experiência Tóquio, um projeto que consistiu em levar estudantes de japonês do Programa Japonês Online para passar dias inesquecíveis em Tóquio.

O planejamento do projeto começou com 1 ano de antecedência. Nossa missão foi mostrar que, com planejamento e preparação, conhecer o Japão é um sonho possível de ser realizado.

A viagem foi acompanhada por três pessoas da equipe do Programa Japonês Online. Recebemos os alunos no aeroporto e preparamos um roteiro para ver tudo o que é indispensável em Tóquio.

Foram dias inesquecíveis! Confira abaixo os vídeos de cada dia de passeio e uma breve descrição do roteiro.

Dia 0 – A partida

14207822_1178593128879394_6775982788684295413_o

O grupo se encontrou em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. A maioria dos alunos veio pelo voo da companhia Emirates, que partiu já no início da madrugada do dia 05/09.

Dia 1 – Chegada

O grupo chegou em Tóquio por volta das 17:00, após uma escala em Dubai. O aeroporto fica afastado de Tóquio, sendo na verdade em uma outra cidade, Narita.

Logo no começo, o primeiro imprevisto! Pegamos o trem errado. Na verdade, acabamos pegando o trem mais rápido (e consequentemente mais caro). Bastou acertar a diferença com o funcionário e tudo deu certo.

São os males que vem para o bem. Neste caso, gastamos por volta de 30 reais a mais que o previsto mas chegamos na metade do tempo 🙂

Já era noite quando chegamos em nosso hotel, o Sakura Hotel Ikebukuro.

Dia 2 – Palácio Imperial e Akihabara

Para o primeiro dia de passeio, preparamos um programa não muito cansativo, pois os alunos estariam influenciados pela diferença de fuso horário. Saímos cedo para a estação Tokyo, onde visitamos os arredores do Palácio Imperial.

Começou a chover e assim compramos nossos guarda-chuvas que nos acompanharam pelo resto de toda a viagem. Um guarda-chuva simples pode ser comprado por 500 ienes (15 reais) nas lojas de conveniência (konbini).

Após o Palácio Imperial, fomos para Akihabara, o bairro de eletrônicos e produtos relacionados a animes e mangás. Boa parte dos alunos foram inicialmente motivados a estudar japonês pela cultura POP japonesa, por isso, este é um dos locais desejados para se conhecer.Como cada um possui um interesse pessoal, marcamos um local com horário e liberamos os alunos para passearem sozinhos.

Como cada um possui um interesse próprio e gostaria de visitar lojas específicas, marcamos um local com horário e liberamos os alunos para passearem sozinhos. Alguns foram em busca de suas novas câmeras, enquanto outros aproveitaram as lojas de animes e mangás!

Dia 3 – Harajuku e Shibuya

Para este dia, reservamos um passeio mais longo e com mais caminhada. Fomos inicialmente até a estação Harajuku, área famosa pelos cosplays. Fica também ao lado do Parque Yoyogi e do Templo Meiji, onde concentramos nosso passeio pela manhà.

Por volta do meio-dia, nos dirigimos a pé até Shibuya. Originalmente, são menos de 10 minutos de caminhada, mas como estávamos na parte de cima do parque e tivemos que praticamente contorná-lo, acabou demorando mais.

Shibuya possui o dito maior cruzamento de pedestres do mundo. Marcamos como ponto de encontro o Starbucks, visível de qualquer área do cruzamento, e então os alunos se dividiram em grupos menores para visitar os locais que possuem mais interesse.

Dia 4 – Sky Tree, Asakusa e Ueno

No quarto dia, fomos direto para a Tokyo Sky Tree, uma torre inaugurada em 2012 com 634 metros de altura. Ao redor da torre, há diversas lojas e restarantes.

Neste dia, encontramos com o Kevin Henrique, do blog www.skdesu.com. Kevin é um de nossos parceiros e se planejou para fazer esta viagem também, porém, chegou em um voo um dia mais tarde.

Alguns alunos optaram por subir até o nível mais alto da torre, enquanto outros foram apenas até o primeiro nível. No primeiro nível a vista já é impressionante e você pode conferir no vídeo.

De lá, nos dirigimos para Asakusa e depois Ueno.

Dia 5 – Torre de Tóquio e Ginza

No penúltimo dia completo de passeio, fomos até a tradicional Torre de Tóquio. Apesar de ter ficado pequena após a inauguração da Sky Tree, ela ainda proporciona uma linda vista e um excelente passeio a seus arredores, como o Parque Shiba e o Templo Zoujou.

Em seguida, fomos para Ginza, um bairro considerado chique, onde é possível encontrar diversas lojas de grife.

Dia 6 – Odaiba

E no último passeio em grupo, fomos para Odaiba, uma ilha artificial localizada no bairro de Minato. É em Odaiba que se encontra o famoso Gundam (robô gigante) em tamanho real. Possui também uma versão menor da Estátua da Liberdade, uma maravilhosa vista da baia de Tóquio e alguns shoppings.

Dia 7 – Despedida

No dia da volta, pelo fato do voo ser apenas na parte da noite, tivemos boa parte do dia livre. O cronograma ficou em aberto e cada aluno aproveitou para visitar mais uma vez o local que mais gostou, encontrar com algum amigo que mora no Japão ou fazer compras.

Chegamos bem em cima na hora para o check-in no guichê da companhia aérea, mas no fim, tudo deu certo!

Foi uma experiência incrível e ficamos muito felizes com esta possibilidade. Nossa intenção é inspirar cada vez mais pessoas a realizarem os seus sonhos de conhecer o Japão. Deixar os medos e a insegurança de lado, se planejar e fazer acontecer.

Esperamos sempre repetir o passeio e transformar a Experiência Tóquio em um evento anual do Programa Japonês Online!

Curso completo de japonês

Entre na lista de espera para receber informações sobre a próxima turma do Programa Japonês Online. Dessa forma, você saberá em primeira mão quando tivermos condições e ofertas especiais.