Experiência Tóquio 2016 – Viagem com alunos ao Japão

Dos dias 6 a 12 de setembro foi realizado o primeiro Experiência Tóquio, um projeto que consistiu em levar estudantes de japonês do Programa Japonês Online para passar dias inesquecíveis em Tóquio.

O planejamento do projeto começou com 1 ano de antecedência. Nossa missão foi mostrar que, com planejamento e preparação, conhecer o Japão é um sonho possível de ser realizado.

A viagem foi acompanhada por três pessoas da equipe do Programa Japonês Online. Recebemos os alunos no aeroporto e preparamos um roteiro para ver tudo o que é indispensável em Tóquio.

Foram dias inesquecíveis! Confira abaixo os vídeos de cada dia de passeio e uma breve descrição do roteiro.

Dia 0 – A partida

14207822_1178593128879394_6775982788684295413_o

O grupo se encontrou em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos. A maioria dos alunos veio pelo voo da companhia Emirates, que partiu já no início da madrugada do dia 05/09.

Dia 1 – Chegada

O grupo chegou em Tóquio por volta das 17:00, após uma escala em Dubai. O aeroporto fica afastado de Tóquio, sendo na verdade em uma outra cidade, Narita.

Logo no começo, o primeiro imprevisto! Pegamos o trem errado. Na verdade, acabamos pegando o trem mais rápido (e consequentemente mais caro). Bastou acertar a diferença com o funcionário e tudo deu certo.

São os males que vem para o bem. Neste caso, gastamos por volta de 30 reais a mais que o previsto mas chegamos na metade do tempo 🙂

Já era noite quando chegamos em nosso hotel, o Sakura Hotel Ikebukuro.

Dia 2 – Palácio Imperial e Akihabara

Para o primeiro dia de passeio, preparamos um programa não muito cansativo, pois os alunos estariam influenciados pela diferença de fuso horário. Saímos cedo para a estação Tokyo, onde visitamos os arredores do Palácio Imperial.

Começou a chover e assim compramos nossos guarda-chuvas que nos acompanharam pelo resto de toda a viagem. Um guarda-chuva simples pode ser comprado por 500 ienes (15 reais) nas lojas de conveniência (konbini).

Após o Palácio Imperial, fomos para Akihabara, o bairro de eletrônicos e produtos relacionados a animes e mangás. Boa parte dos alunos foram inicialmente motivados a estudar japonês pela cultura POP japonesa, por isso, este é um dos locais desejados para se conhecer.Como cada um possui um interesse pessoal, marcamos um local com horário e liberamos os alunos para passearem sozinhos.

Como cada um possui um interesse próprio e gostaria de visitar lojas específicas, marcamos um local com horário e liberamos os alunos para passearem sozinhos. Alguns foram em busca de suas novas câmeras, enquanto outros aproveitaram as lojas de animes e mangás!

Dia 3 – Harajuku e Shibuya

Para este dia, reservamos um passeio mais longo e com mais caminhada. Fomos inicialmente até a estação Harajuku, área famosa pelos cosplays. Fica também ao lado do Parque Yoyogi e do Templo Meiji, onde concentramos nosso passeio pela manhà.

Por volta do meio-dia, nos dirigimos a pé até Shibuya. Originalmente, são menos de 10 minutos de caminhada, mas como estávamos na parte de cima do parque e tivemos que praticamente contorná-lo, acabou demorando mais.

Shibuya possui o dito maior cruzamento de pedestres do mundo. Marcamos como ponto de encontro o Starbucks, visível de qualquer área do cruzamento, e então os alunos se dividiram em grupos menores para visitar os locais que possuem mais interesse.

Dia 4 – Sky Tree, Asakusa e Ueno

No quarto dia, fomos direto para a Tokyo Sky Tree, uma torre inaugurada em 2012 com 634 metros de altura. Ao redor da torre, há diversas lojas e restarantes.

Neste dia, encontramos com o Kevin Henrique, do blog www.skdesu.com. Kevin é um de nossos parceiros e se planejou para fazer esta viagem também, porém, chegou em um voo um dia mais tarde.

Alguns alunos optaram por subir até o nível mais alto da torre, enquanto outros foram apenas até o primeiro nível. No primeiro nível a vista já é impressionante e você pode conferir no vídeo.

De lá, nos dirigimos para Asakusa e depois Ueno.

Dia 5 – Torre de Tóquio e Ginza

No penúltimo dia completo de passeio, fomos até a tradicional Torre de Tóquio. Apesar de ter ficado pequena após a inauguração da Sky Tree, ela ainda proporciona uma linda vista e um excelente passeio a seus arredores, como o Parque Shiba e o Templo Zoujou.

Em seguida, fomos para Ginza, um bairro considerado chique, onde é possível encontrar diversas lojas de grife.

Dia 6 – Odaiba

E no último passeio em grupo, fomos para Odaiba, uma ilha artificial localizada no bairro de Minato. É em Odaiba que se encontra o famoso Gundam (robô gigante) em tamanho real. Possui também uma versão menor da Estátua da Liberdade, uma maravilhosa vista da baia de Tóquio e alguns shoppings.

Dia 7 – Despedida

No dia da volta, pelo fato do voo ser apenas na parte da noite, tivemos boa parte do dia livre. O cronograma ficou em aberto e cada aluno aproveitou para visitar mais uma vez o local que mais gostou, encontrar com algum amigo que mora no Japão ou fazer compras.

Chegamos bem em cima na hora para o check-in no guichê da companhia aérea, mas no fim, tudo deu certo!

Foi uma experiência incrível e ficamos muito felizes com esta possibilidade. Nossa intenção é inspirar cada vez mais pessoas a realizarem os seus sonhos de conhecer o Japão. Deixar os medos e a insegurança de lado, se planejar e fazer acontecer.

Esperamos sempre repetir o passeio e transformar a Experiência Tóquio em um evento anual do Programa Japonês Online!

  • Jéssica Soares de Oliveira

    Simplesmente Incrível!
    Quando me matriculei no curso sem ao menos conhecer direito a página, foi como um tiro no escuro.
    Agora vendo outras turmas realizando o sonho que também tenho em comum me deixa cada vez mais empolgada. Espero que realizem outras viagens como essa e talvez na próxima eu também possa participar… Parabéns Rafael e toda equipe do programa Japonês Online!

    • Show Jéssica, espero que esteja gostando do curso! Teremos mais viagens e avisaremos os alunos assim que tivermos informações detalhadas 🙂

    • Isael Ferreira

      Luiz ,, Bom dia ! aprender japonês e viajar para o Japão sempre foi um sonho desde criança . Estou começando agora e fiquei mais empolgado … Parabens pelo trabalho ! uma duvida , qual o custo médio para fazer esta viagem ?

    • Midiã Laurindo

      Olá, gostaria de saber em torno de quanto é a viagem?

  • Einhanderk Cranell

    Que inveja,gostaria muito de fazer uma viagem dessa!!!Ver de perto a cultura desse país que eu amo tanto.

  • Flavia Helena Nunes Silva

    Olá, conheci o curso pela internet e me matriculei este ano. Acompanhei os vídeos da viagem e estou animada para poder realizar esse sonho!

  • Paulo Henrique

    É mesmo maravilhosa essa possibilidade!
    Espero poder visitar o Japão em breve, estou estudando muito na faculdade, onde é oferecido um curso de conversação em japonês.
    Luiz-sensei, o senhor fica direto no Japão ou está no Brasil?

  • Rubenyg Lubu

    Quero muito ir para o japão. E o como e bom esta lar o problema e voltar para o brasil depois!

  • Fernanda Souza Nyx

    Nossa sensei q legal… Eu fui esses dias no SkyTree, só q ja era de noite, algumas lojas ja estavam fechadas, mas é muito lindo, na verdade Tokyo é um lugar fascinante.. Muito diferente de onde eu moro kkk… E aquelas bolinhas amarelas q vc comeu, eu nunca comi..kk q vergonha moro no Japão e nunca experimentei.. Espero um dia ter o prazer de encontra-los… Abraços!!

  • Marcos Oliveira

    eu gostaria de ir ao Japão para conhecer vários lugares principalmente o festival das luzes.

  • Carlos Bastos Dos Anjos

    Eu fiquei tão feliz pela realização de vocês vendo esses vídeos, Eu espero um dia poder gravar minha primeira viagem ao Japão. Parabéns a todos pela conquista deve ser uma sensação memorável.
    Mais uma vez o sensei e sua equipe surpreendendo a todos. Parabéns pela inciativa.
    Deu vontade de arrumar a mala e ir, ah se seu pudesse! Vou ter que me programar direitinho pra um feito desse. Mas eu consigo, um dia

  • Marcelo Augusto

    Nossa, é difícil descrever a sensação que tive ao ver essa serie de videos, só tenho a agradecer e parabenizar toda a equipe do Japonês Online.
    Que todo esse sentimento continue ao decorrer do curso inteiro.
    😀

  • Iago Blambila

    よう、みんなさん!
    これはすごいねえ!!

    Essa viagem de vocês foi demais!
    Quem não foi(Eu)perdeu kk Espero poder me juntar logo a uma viagem como essa. Num lugar incrível que é o Japão, e também, estar junto de toda essa energia bacana dos outros alunos.
    Que venham mais viagens como essa! 🙂

  • Allyson George

    Que coisa maravilhosa… espero um dia realizar esse sonho.. Parabéns a todos…

  • Jr Br

    Adoraria muito participar ano que vem do curso e de uma viagem maravilhosa dessa.
    Ainda preciso de tempo pois estou começando a faculdade, e tempo é que me falta kkkk

  • Cassia Lara

    Amei ♥
    Meu sonho é conhecer o Japão, espero que um dia eu também tenha essa oportunidade incrível. E eu só tenho a agradecer o Rafael e toda a equipe do programa Japonês Online pelas aulas, e que venha as viagens que eu possa participar. *-*

  • Lais Omena

    Nossa fiquei simplesmente encantada, só de ver os vídeos imagino como deve ter sido ser parte disso, nossa muito legal mesmo além de conhecer um pouquinho mais da equipe que me ajuda a estudar e saber que essa turma conseguiu realizar um desejo que da maioria de nós que estudamos no programa, muito legal continuem assim.